Hype Cycle da Gartner 2018

Pelo quarto ano, lançamos este estudo, cujo objetivo é ajudar os profissionais de comunicação e marketing a perceber quais canais de distribuição de conteúdo estão em alta ou em baixa, na opinião do mercado.

 

Em parceria com a Tracto, contamos desta vez com 537 respondentes para esta pesquisa, que apresenta uma fotografia de como o mercado percebe, em 2018, as ferramentas, táticas e conceitos disponíveis no mercado.

 

Para isso, usamos o modelo de hype cycle criado pela consultoria Gartner. Esse ciclo prevê seis fases: ascensão, pico, queda, desilusão, esclarecimento e produtividade. Pedimos aos profissionais de comunicação e marketing cadastrados nas bases de Comunique-se e Tracto que classificassem 26 instrumentos em uma dessas fases. O resultado está neste relatório.

 

Alguns insights:

  • $416bk2ezkzn

    Instagram, YouTube e WhatsApp vivem o momento de grande ascensão, caminhando para o pico.

  • $1d5ovrclhcx

    Facebook e Twitter, redes sociais que foram mais populares no passado, agora começam a viver um momento de queda.

  • $vqmt5lo8dvq

    Content, inbound e influencer marketing são percebidos em ascensão.

    Já a assessoria de comunicação é vista em estágio de maturidade.

  • Foram coletadas as opiniões de 537 profissionais brasileiros. Baixe o estudo gratuitamente.